Chuva de meteoros ilumina o céu nesta semana
Se o tempo ajudar, será possível observar em todo o Brasil, nesta semana, uma das mais intensas chuvas de meteoros do ano. Ela é conhecida como chuva dos geminídeos já que as “estrelas cadentes” que a produzem surgem no céu nas proximidades da constelação de Gêmeos. A chuva já está acontecendo, mas estará mais intensa na madrugada de sexta-feira.
Os meteoros geminídeos são restos do asteroide 3200 Phaethon, que se fragmentou em numerosos meteoritos. Eles têm a peculiaridade de serem multicoloridos. As observações mostraram que 65% dos meteoros geminídeos são brancos, 26% são amarelos e os outros 9% se dividem entre verdes, azuis e vermelhos.
Nesta época do ano, a órbita da Terra ao redor do Sol passa pela região onde estão esses fragmentos. Tipicamente, eles têm apenas alguns milímetros de diâmetro. Muitos são atraídos pela gravidade do planeta e, ao entrar na atmosfera, são destruídos. Quando isso acontece, surgem os característicos riscos luminosos no céu.
As chuvas de meteoros acontecem várias vezes por ano e não trazem nenhum risco para o planeta. A dos geminídeos vem sendo observada há mais de 500 anos. Pode ser um fenômeno bastante interessante. Neste ano, a previsão dos astrônomos é que ela tenha, em seu auge, de 80 a 130 meteoros por hora chocando-se com a alta atmosfera.
Para ver os meteoros, é preciso ir até um lugar alto ou afastado da cidade e torcer para que as nuvens não atrapalhem. Deve-se, então, procurar a constelação de Gêmeos no céu. Segundo as previsões dos astrônomos, o melhor momento para a observação será na madrugada de sexta-feira, por volta das 3 horas.
Nesse horário, a constelação de Gêmeos estará ao norte, cerca de 40 graus acima do horizonte. Quem não puder observar o fenômeno na sexta-feira (afinal, é um dia de trabalho) pode tentar a madrugada de sábado, quando ainda haverá meteoros no céu.
Aplicativos - Há uma variedade de apps para smartphones e tablets que trazem informações sobre as chuvas de meteoros e facilitam a localização das constelações. Quem usa Android pode tentar o Sky Map e o Meteor Shower Calendar, ambos gratuitos. No iOS, três boas opções são: Pocket Universe (1,99 dólar, para iPhone e iPad); StarWalk (2,99 dólares, com versões diferentes para iPhone e iPad); e Meteor Shower Guide (0,99 dólar, para iPhone).
Fonte: Info
Nenhum comentário:
Postar um comentário