Fracassa tentativa de regular a internet em escala global
Conferência da ONU chega ao fim hoje sem consenso sobre o temaFracassou a tentativa de se criar normas que regulem de maneira uniforme o uso da internet no mundo. Muitos países ocidentais se recusaram a assinar um projeto apresentado durante a conferência da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que ocorre em Dubai, por considerarem que ele concedia poderes demais ao órgão pertencente à ONU.
Nessa quinta-feira, 13, penúltimo dia de evento, Austrália, Estados Unidos, Reino Unido, entre outros, discursaram contra o texto. "É com grande pesar e sensação de oportunidades perdidas que os EUA se veem forçados a comunicar que não poderemos assinar o tratado em sua forma atual", afirmou o embaixador norte-americano Terry Kramer.
Ainda falta o posicionamento de outros países, que devem se pronunciar nesta sexta-feira, 14, mas a oposição de tantas potências econômicas ocidentais revela que o documento não fará muita diferença, em termos mundiais. À Reuters, um representante sul-americano disse que isso "causará algumas preocupações judiciais entre os países que assinaram e os que não assinaram o tratado".
Também à agência, Andrey Mulkhanov, do Ministério das Telecomunicações e Comunicação de Massa da Rússia, disse que se caminha para o desenvolvimento de uma internet fragmentata. "Isso seria negativo para todos, e espero que nossos colegas norte-americanos e europeus cheguem a uma posição construtiva", pediu.
Fonte:Olhar Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário