Páginas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

PROCON pode multar microsoft por embalagem de Windows 8


São Paulo – O Procon determinou a alteração das embalagens do sistema operacional Windows 8 vendidas no Brasil.
Segundo o órgão, a Microsoft terá de informar que o produto é uma versão de atualização e não um pacote completo, como anunciado atualmente.
A Microsoft tem até o dia 17 de fevereiro para cumprir a determinação e alterar as embalagens nos pontos de venda. Em caso de não cumprimento da norma, a empresa pode ser multada em 1 milhão de reais. 
A falta de suporte técnico ao upgrade por meio de call center pode ainda render uma outra multa de 2 mil reais à empresa.
As novas regras foram definidas em um termo de ajustamento assinado pela Microsoft junto ao Procon-SP em dezembro passado.
De acordo com o documento, a empresa se compromete em informar na parte frontal e lateral da embalagem do produto que aquela versão é uma atualização.
O atual Windows 8 ofertado aos consumidores somente pode ser utilizado por aqueles que já possuem as versões 7, Vista ou XP SP3 do produto instalada.
A Microsoft deve começar a distribuir a versão completa do sistema operacional no Brasil ainda neste primeiro trimestre. Atualmente, o pacote do Windows 8 é vendido nas lojas por 270 reais.
Por enquanto, o Windows 8 não foi capaz de reverter a queda na venda de PCs, que sofre com a concorrência dos tablets. O produto começou a ser  vendido no dia 27 de outubro do ano passado.
Atualizada às 11h10:
Em nota, a Microsoft afirmou que está focada em distribuir versões do Windows 8 que ofereçam aos consumidores o melhor custo benefício ao mesmo tempo atendam às suas necessidades.
“Nós acreditamos que os consumidores entendem o que recebem quando compram o Windows 8 upgrade, que é o produto que a maioria dos proprietários de PCs com Windows precisam para viver a experiência Windows 8. Entretanto, também ouvimos opiniões e sugestões e atualizaremos nossos materiais para futuramente reforçar a mensagem de identificação do produto como uma atualização de software", afirmou a empresa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário