O Windows 8 foi lançado há menos de uma semana e já estão circulando vírus específicos para ele. Entre as novas pragas estão até mesmo um antivírus falso, criado para induzir a vítima a pagar para que ele, supostamente, elimine outros malwares da máquina.
Identificado pela Trend Micro, o vírus recebeu o nome de TROJ_FAKEAV.EHM. Ele entra na máquina quando o usuário acessa sites maliciosos e é exibido como se fosse um pacote de segurança para o Windows 8.
Ele age como se fosse um antivírus, mas mostra resultados falsos na intenção de assustar a vítima. Após exibir infecções mentirosas, pede dinheiro para removê-los da máquina.
Outro vírus encontrado pela empresa é uma mensagem de phishing que chega por e-mail oferecendo uma atualização gratuita para o Windows 8. Entretanto, o usuário é direcionado para um site no qual são pedidos seus dados pessoais, que podem ser usados para diversos fins ilegais.
A Trend Micro ainda faz um alerta de que durante grandes lançamentos e notícias de impacto, é comum encontrar aproveitadores tentando ludibriar o público. O post cita o exemplo do lançamento do jogo Bad Piggies, da Rovio, que teve várias versões alternativas maliciosas na época de seu lançamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário