Páginas

segunda-feira, 22 de outubro de 2012


Sutiã usa sensores para detectar câncer de mama

Diagonósticos alcançam 90% de precisão, 20% a mais que métodos tradicionais

O First Warning Systems é um sutiã esportivo e ‘inteligente’ que está em desenvolvimento para detectar anomalias nos seios, como o câncer de mama.

Dezesseis sensores coloridos e codificados são presos nos seios das mulheres para monitorar a temperatura dos tecidos. Os resultados, então, são divulgados por meio do cruzamento de dados.

O  protótipo foi testado em 650 mulheres e obteve diagnósticos com 90% de precisão. Tratamentos convencionais, como a mamografia, garantem 70% de acerto, segundo o Huffington Post.

"O sistema é capaz não só de identificar anomalias no tecido da mama em seus estágios iniciais, mas também a localização geral de anormalidades examinadas em três dimensões", informou a empresa de biotecnologia Lifeline, responsável pela ideia.

Para entrar no mercado, o First Warning Systems depende da aprovação de agências reguladores. O uso sutiã, destinado a consultórios médicos, está previsto para 2013, inicialmente na Europa.

O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres. A cada ano, 1 milhão é detectado com a doença no mundo inteiro, do qual 400 mil morrem.

Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário