Páginas

domingo, 14 de outubro de 2012


5 fatos surpreendentes sobre Felix Baumgartner no espaço

O paraquedista austríaco Felix Baumgartner vai fazer sua terceira tentativa neste domingo (14), para quebrar o recorde mundial da maior queda livre e da maior altitude.
Baumgartner, de 43 anos, foi originalmente programado para saltar de um balão de hélio na segunda-feira, mas que foi adiada devido ao vento. Na terça-feira, a segunda tentativa foi abortada na última hora por causa de problemas climáticos semelhantes. Em preparação para seu terceiro esforço neste fim de semana, nós compilamos cinco fatos rápidos para saber sobre o grande salto:
1) A Altura
Baumgartner vai pular de uma altura de cerca de 36 km, perto da parte superior do meio da estratosfera da Terra. Para colocar isso em perspectiva: o Monte Everest é de cerca de 8,8 km de altura. O recorde atual para a mais alta queda livre, foi do capitão Joseph Kittinger da Força Aérea dos EUA, saltou de 31km em 1960.
"Espaço, para o homem, começa em cerca de 19 km. É aí que o sangue começa a ferver", diz.
O ar é tão rarefeito na altitude que, diz ele, que as bolhas de vapor de água começam a se formar em fluidos do corpo - um processo chamado ebulição.
A estratosfera é a segunda maior camada da atmosfera da Terra. É diretamente acima da troposfera e abaixo da mesosfera.
2) A velocidade
Se bem sucedido, Baugmartner provavelmente irá quebrar a barreira do som durante sua queda livre, tornando-se a primeira pessoa a fazê-lo. Kittinger atingiu 614 quilômetros por hora em seu salto.
A pressão do ar diminui à medida que aumenta a altitude, já que menos pressão está empurrando as moléculas de ar juntos. Esta mudança na densidade faz com que seja mais fácil para os objetos - Baumgartner, neste caso - para percorrer.
Estima-se que Baumgartner vai chegar a cerca de 1150 km/h- em torno de 30 km de altura. Ele vai permanecer nesse estado por cerca de 20 segundos. Em seguida, por volta de 27km de altura, o espessamento da  atmosfera  deve atrasá-lo, eventualmente, a uma velocidade terminal de 120 quilômetros por hora. Ele vai abrir seu paraquedas em torno de 1,5km de altura e flutuar até o chão, no Novo México, onde o controle da missão está concentrado.
3) O terno
Sem dúvida o mais importante peça de equipamento, terno Baumgartner tem quatro camadas: 
A camada mais interna de base, a camada de membrana de borracha com cordões de soldadura para conter gases pressurizados no interior do traje, uma camada de malha, uma camada mais externa com têxtil retardador de chamas isolamento térmico.
A ação mantém a pressão ao mesmo tempo junto com a  umidade do interior. Uma válvula de controle pequena do lado de fora mantém automaticamente a pressão ambiente do terno - assim, qualquer humidade acumulada é retida no lado de fora, mantendo Baumgartner seco e reduzindo a sensação de estar dentro de um saco de plástico. A roupa é  também “costurada” junto  ao corpo Baumgartner para garantir nenhum material folgado é pego em uma rajada de vento.
4) O Balão
O ultrafino balão de hélio de Baumgartner terá 55 andares de altura.
Para um lançamento seguro, os ventos a 700 metros acima do solo - perto do topo do balão - deve ser um máximo de apenas 3 quilômetros por hora. Na terça-feira, quando a missão foi abortada, os ventos no topo estavam perto de 20 quilômetros por hora.
5) O Risco
Não há dúvida, esta é uma manobra extremamente perigosa.
Um dos maiores perigos é Baumgartner girar fora de controle, o que poderia fazê-lo perder a consciência. A chave para evitar isso é mergulhar em uma posição de cabeça para baixo a queda inteira, assim terá a máxima velocidade e também o máximo controle.
Outro risco grande é seu terno rasgar. Como mencionado acima, o terno de design personalizado é o que vai ser manter Baumgartner vivo na estratosfera - se ele vazar, por qualquer motivo, ele vai morrer.
"Nessa altura, se a ação fosse para rasgar - por qualquer meio - você começar a sangrar na boca," Art Thompson, diretor do projeto técnico para a Missão da  Red Bulll. “O nível de horror é como de um filme de ficção científica.”
Se o tempo permitir, a próxima tentativa Baumgartner está marcada para este domingo, 14 de outubro. Além do recorde de maior queda livre, ele também vai quebrar o recorde de maior voo de balão. Você pode assistir viver o salto no site da Red Bull.
Baumgartner tem treinado 5 anos para este feito. Ele já quebrou vários recordes, incluindo saltos de base do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e as Torres Petronas, em Kuala Lumpur.
Você vai assistir no domingo?
Fonte: Mashable

Nenhum comentário:

Postar um comentário