Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Micróbios usados por cientistas do MIT produzem combustível limpo


Bactéria pode consumir carbono do lixo e da poluição para criar álcool. Manipulação de genes fez com que micróbio produzisse isobutanol.


Bactéria 'Ralstonia eutropha', que produz bioplásticos em certas condições (Foto: Universiti Sains Malaysia/Ecobiomaterial Research Lab/Divulgação)
'Ralstonia eutropha' produz bioplástico
 (Foto: Universiti Sains Malaysia/
Ecobiomaterial Research Lab/Divulgação)
Cientistas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, na tradução do inglês), nos Estados Unidos, manipularam os genes de uma bactéria, dando-lhe a capacidade de produzir um tipo de álcool que poderá substituir o uso da gasolina nos automóveis.

Ralstonia eutropha é um micróbio que pode ser encontrado no solo. Quando ocorre redução nas fontes de nutrientes ele absorve carbono e cria compostos na forma de polímero para estocagem.

Esse polímero é semelhante ao plástico feito a partir do petróleo, chamado algumas vezes de bioplástico. Após manipular alguns genes do organismo, os cientistas foram capazes de fazer com que a espécie produzisse álcool isobutanol ao invés do polímero.

A equipe do MIT afirma que com algumas mudanças é possível fazer que o microorganismo utilize o carbono de fontes como resíduos agrícolas e lixo produzido nas cidades.

O objetivo é otimizar a produção a partir dos micróbios e conseguir, no futuro, gerar "biorreatores" que usem o processo em escala industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário