Páginas

sexta-feira, 3 de agosto de 2012


Britânicos desenvolvem submarino robô capaz de rastrear o fundo dos mares




Pesquisadores do Centro Oceanográfico Nacional, localizado em Southampton, na Inglaterra, desenvolveram um submarino robótico capaz de suportar a extrema pressão das profundezas.


Batizado de Autosub6000, o submarino conta com 5,5 metros de comprimento e 3 toneladas de peso. Além disso, o dispositivo é revestido de titânio e pode suportar a pressão em profundidades de até 6 mil metros, o que permitirá que ele explore aproximadamente 90% da superfície submersa do nosso planeta.


Outra vantagem é que, ao contrário dos veículos convencionais, que são controlados através de cabos que os deixam conectados aos navios, o Autosub6000 pode mergulhar sozinho. As rotas são programadas antes dos lançamentos e, para não se perder por aí ou se chocar com qualquer coisa, o dispositivo foi carregado com uma série de equipamentos.


O Autosub6000 conta com o suporte de um GPS para navegar próximo à superfície e com a ajuda de um sistema de navegação inercial baseado em um giroscópio de fibra óptica para navegar em profundidade, além de um perfilador acústico de correntes que permite que o submarino detecte qualquer tipo de obstáculo. Tudo parece indicar que a última fronteira, pelo menos aqui no nosso planeta, será rompida em breve!


Fonte: Gizmodo e TecMundo


Leia a matéria na íntegra em: http://bit.ly/NWyzRi

Nenhum comentário:

Postar um comentário