Páginas

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cientistas captam a mais nítida imagem de um buraco negro


 



Cientistas registraram a imagem mais nítida do coração de um quasar, uma galáxia muito brilhante com o núcleo na forma de um buraco negro. Os astrônomos conectaram três radiotelescópios, um no Chile e dois nos Estados Unidos, criando um sistema de observação dois milhões de vezes mais nítido que a visão humana. Resultado: o registro direto mais detalhado de um buraco negro supermassivo dentro de uma galáxia a cinco bilhões de anos-luz da Terra.

Os radiotelescópios revelaram o coração do quasar 3C 279, uma galáxia na constelação de Virgem. O buraco negro presente em seu núcleo tem uma massa um bilhão de vezes superior a do Sol. A resolução obtida é tão precisa que permite a observação de nuances em escalas menores que um ano-luz.

As observações representam um passo importante no sentido de obter imagens de buracos negros de grande massa e das regiões que os rodeiam. No futuro, os astrônomos querem ligar entre si ainda mais telescópios, de modo a criar o chamado 'Telescópio de Horizonte de Eventos'.

Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário