Páginas

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Construção indestrutível vai gerar energia limpa





O bunker de Wilhelmsburg, em Hamburgo, Alemanha, será transformado por urbanistas em umgerador de energia renovável. A modernização do espaço, que serviu de abrigo durante a Segunda Guerra Mundial, passa pelas mãos da IBA Hamburg , “um projeto de renovação que busca soluções ambientais para as cidades”, como definiu reportagem do jornal “O Estado de S.Paulo”.

Para que o projeto seja concluído até 2013, escavadeiras já colocaram no chão paredes com mais de 2 metros de espessura. O plano é cobrir o teto e uma das paredes com painéis fotovoltaicos e ainda implementar um tanque de armazenamento para bombear água e abastecer 3.000 casas. A área central ainda terá uma usina termoelétrica movida a biomassa.

“Estamos realizando algo novo, trazendo a produção de energia para o centro do ambiente urbano. Na Alemanha, temos povoados que são 100% suficientes em termos energéticos, mas estão quase todos em áreas rurais”, comentou Karsten Wessel, coordenador do projeto Cidades e Mudança Climática. Porém, esta não é a única cidade que pretende recorrer à energia limpa. Em 2015, Munique informou quer será alimentada apenas de energia de fontes renováveis.

“Mas o que eles pretendem é importar energia da Europa e de fazendas eólicas em alto-mar”, afirmou Wessel, que não esconde suas ambiciosas metas “verdes”. Ele e todos os envolvidos no projeto querem que Wilhelmsburg seja um bairro de emissão zero de carbono e que consiga suprir suas necessidades com energias limpas nos próximos 15 anos. Nada mal para um bunker construído por Adolf Hitler, que serviu de abrigo para até 30 mil pessoas contra as bombas lançadas pelos Aliados durante a 2.ª Guerra Mundial. Como comprovou a tentativa de demolição, ele é praticamente indestrutível.

(Greenvana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário