Normalmente, quando ouvimos falar a respeito de vírus, a primeira coisa que bem a cabeça são coisas negativas. Vírus de doença e vírus de computador são duas grandes dores de cabeça para qualquer um, isso é fato.

Mas um vírus chamado M13 simplesmente, tem o poder (literalmente) para mudar o mundo. Uma equipe de cientistas do Laboratório de Berkeley, possibilitou (geneticamente) que o vírus M13 pudesse emitir energia suficiente para abastecer uma pequena tela de LED. O M13 não representa nenhuma ameaça para os seres humanos – só pode infectar bactérias – mas um dia ele pode servir a humanidade, ao ligar seu laptop, ou mesmo abastecer a sua cidade.
O segredo da M13 se esconde em algo chamado “efeito piezoelétrico”, que acontece quando certos materiais como cristais (ou vírus) emitem uma pequena quantidade de energia se forem comprimidos. O M13 apresenta esse efeito, possibilitando a criação de uma espécie de verniz que contenha essa propriedade. Imagine só pintar uma camada dessa espécie de verniz sobre o seu laptop. Toda vez que você toque no teclado, estes vírus irão converter a pressão de seus dedos em eletricidade que alimentaria constantemente a sua bateria. Qualquer tipo de movimento pode ligar gerar essa reação no M13, de modo que você pode conseguir energizar a sua casa, saltando para cima e para baixo sobre um piso revestido com o vírus, ou mesmo um smartphone, apenas chacoalhando ele no seu bolso!
É claro que várias pesquisas ainda serão feitas até que o M13 represente um produto que podemos adquirir no dia a dia, mas só de pensar que algo que só o nome já representa coisas negativas, vir a gerar um avanço tecnológico como esses, nos faz esfregar as mãos e cruzar os dedos para que consigam chegar a um projeto final, onde você poderia decretar liberdade total das companhias de energia e suas taxas abusivas.